Só uma imensa vontade de partilha, para que a todos tudo chegue, me move...tudo o que seja pensado acima desta "fasquia" medida por uma fraqueza humana (EU mesmo) mas confiante na Providência Divina, são meras suposições humanas que eu declino em amor e verdade perante Aquele que "sonda os corações e conhece os pensamentos mais escondidos."


"Sobre os teu muros Jerusalém colocarei sentinelas que dia e noite anunciarão o NOME do SENHOR."


Não faz o obreiro mais do que lhe é devido.


Discípulo do Mestre Jesus Cristo

Servidor do Pai Criador em espírito e verdade

Porque assim quer o PAI que O sirvam

e Adorem

09 maio, 2011

Gestação de um ser - III


 NESSE MOMENTO ONÍRICO ELE, KHALIL LEONOV INTERIORIZOU O SER QUE ERA E ADIVINHOU A VERDADEIRA FUSÃO; A VONTADE DA REALIDADE DORMIR O SONO DOS SONHOS. TRASCENDER-SE A UMA REALIDADE DIMENSIONADA POR UMA ESCORREGADIA SINGULARIDADE UNITIVA.
ESTE É O SONHO INSISTENTE QUE PERSEGUE KHALIL LEONOV DESDE A SUA PRIMEIRA QUEDA DE FOLHAS, OUTUBRO, O MÊS DE DESPIR O VELHO, COMO SEMPRE FAZ QUESTÃO DE FRISAR.
LEONOV, (ERA ASSIM QUE GOSTAVA DE SER TRATADO), HOMEM DE UMA CALMA INQUIETAÇÃO DIZ-SE PLAGIADOR DE QUOTIDIANOS E SÓ POR ISSO UM “INCRIATIVO”. EU PREFIRO QUALIFICÁ-LO COMO PINTOR DE PALAVRAS. A SUA VIDA NÓMADA COM RAÍZES NO VENTO, ENSINOU-LHE O SEGREDO DAS PALAVRAS QUE, SEGUNDO DIZ, SÃO A ESSÊNCIA DO SONHO E O SEU RESULTADO.
TENTOU EXPLICAR-SE E EXPLICAR-ME, COM O BRILHO NO OLHAR DE QUEM ACREDITA QUE OS SILÊNCIOS ONÍRICOS SÃO PROFÉTICOS, ATRAVÉS DA DESCRIÇÃO DO SONHO QUE O DESPERTA TODAS AS NOITES DESDE QUE SE RECORDA, O QUE NÃO ENTENDIA, OU SEJA, TUDO; O SONHO, A VIDA, A REALIDADE, A SUA REALIDADE. E A DOS OUTROS...
SENTADOS, NA FRENTE DOIS COPOS DE ABSINTO, A VELHA CATEDRAL REPENICANDO O CINZENTO DA MANHÃ QUE NOS ENVOLVE, ESCUTO, TUDO O QUE LEONOV TEM PARA ME DIZER.
É-ME FÁCIL COMPREENDER A GRANDE MUDANÇA QUE SE AVIZINHA NESTE HOMEM DE ROSTO PÁLIDO E OLHOS SONHADORES, QUE LITERÁLMENTE ME COSPE QUE, POR FORÇAS DESCONHECIDAS SEGUE O SEU CAMINHO EM BUSCA DA UNIDADE, SABENDO SER ELA COMPOSTA POR FRAGMENTOS.
OS SINOS DA VELHA CATEDRAL RECORDAM-ME O TEMPO, E AS PESSOAS QUE OBSERVO ATRAVÉS DA VIDRAÇA, O ESPAÇO.
O NEVOEIRO ARREFECE ESTA MANHÃ PREDESTINADA AO OCULTO; ATENTO, UMA VEZ MAIS AO QUE LEONOV ME TRANSMITE – O SONHO, SEMPRE O SONHO!
PARA ELE, DIZ, O SONHO É COMO O DESABROCHAR DA VELHA SABEDORIA HUMANA, PRESA NA INCONSCIÊNCIA DA INÉRCIA, IMPOSTA POR UMA SOCIABILIDADE TELÚRICA E CARENTE DOS SEUS PRINCIPAIS VALORES, ELES MESMOS IMPULSIONADORES DA DITA CUJA, A SOCIABILIDADE; O HOMEM COMO ANIMAL SOCIAL.
QUANDO TERMINA DE ME EXPÔR AS SUAS REFLECTIDAS TESES SOCIOLÓGICAS, LEVANTA-SE A QUESTÃO; NÃO SERÁ A SUA VONTADE DE COMPREÊNDER ESSES SONHOS (ENIGMÁTICOS?) ENTENDIDA COMO TRAIÇÃO PERANTE OS OUTROS QUE ESTAGNARAM E NADA FAZEM? OS CONSTRUTORES DESSA SOCIEDADE QUE AO APONTAR-LHE OS DEFEITOS TENTA PRESERVAR A TODO O CUSTO? NÃO SERÁ UM PARADOXO? PRIMEIRO REDUZ ESSAS VIVÊNCIAS AOS SEUS ERROS E DEFEITOS, EM SEGUIDA ENALTECE-A PELA MESMA RAZÃO? É QUE AFINAL TODOS NÓS TEMOS SONHOS, OS NOSSOS SONHOS INDIVIDUAIS E MESMO ASSIM APRENDEMOS QUE TANTO O SONHO COMO A REALIDADE SE REVELAM EM CADA UM DE NÓS, MAS SEMPRE EM ESPAÇOS E TEMPOS DIFERENTES. AÍNDA EU NÃO TERMINARA O MEU BRILHANTE RACIOCÍNIO EM CONTORNOS DE “DISSONÂNCIA COGNITIVA” E JÁ LEONOV SALTAVA DA CADEIRA, TUFÃO DE MAR, ACENANDO QUE SIM, QUE ERA ISSO MESMO; “O ACTO A QUE CHAMAS TRAIÇÃO” GRITOU, COM BENEVOLÊNCIA NA VOZ, – “NÃO É MAIS DO QUE O SALTAR DA FILA DO CONFORMISMO PARA O CENTRO DA ACÇÃO EM DIRECÇÃO AO PALCO ONDE SE DESENROLA A VIDA, PELA VONTADE IMPERATIVA E NECESSÁRIA DO SONHO.”
APÓS ESTE RACIOCÍNIO INCANDESCENTE, DEIXEI DE ESGRIMIR E ACOMODEI-ME, COMO COELHO NA TOCA, NO TAL CONFORMISMO. SERÁ ASSIM TÃO SIMPLES? TERÁ RAZÃO ESTE HOMEM QUE BEBE A REALIDADE; A NOSSA REALIDADE?
MAS EXISTE UMA CONCLUSÃO QUE SOU OBRIGADO A ADMITIR: NO MOMENTO EM QUE SE ENFRENTA A MORALIDADE VIGENTE É NECESSÁRIO RUMAR EM DIRECÇÃO Á LUZ PARA QUE A EVIDÊNCIA NOS BASTE, DEIXANDO O SONHO INSUFLAR AS NOSSAS VELAS. DEPOIS NÃO PODE EXISTIR RETROCESSO SEGUINDO A SENDA DO VENTO ONÍRICO. A DEMAGOGIA NUNCA REVELOU SEGREDO ALGUM.
QUEM O DIZ É KHALIL LEONOV, O HOMEM QUE FUNDE O TEMPO E O ESPAÇO COM A FORÇA DOS SONHOS.
...    

Sem comentários:

Enviar um comentário

...perdoa a estrutura.
É fraca. Fortalece-a com a tua partilha.
Estás em casa. Senta-te. Demora-te. Fica para sempre. Só te peço que enquanto aqui estás...penses em ti.
Porque enquanto pensamos em nós pensamos em algo mais elevado do que somente estar.
...por isso quero que estejas e sejas tu própria/o.