Só uma imensa vontade de partilha, para que a todos tudo chegue, me move...tudo o que seja pensado acima desta "fasquia" medida por uma fraqueza humana (EU mesmo) mas confiante na Providência Divina, são meras suposições humanas que eu declino em amor e verdade perante Aquele que "sonda os corações e conhece os pensamentos mais escondidos."


"Sobre os teu muros Jerusalém colocarei sentinelas que dia e noite anunciarão o NOME do SENHOR."


Não faz o obreiro mais do que lhe é devido.


Discípulo do Mestre Jesus Cristo

Servidor do Pai Criador em espírito e verdade

Porque assim quer o PAI que O sirvam

e Adorem

Tarot Cósmico - 22 Meditações

Estas meditações com os Arcanos do Tarot Cósmico (um dos  meus preferidos) vão num intuito de auto-conhecimento e crescimento individual.
São óptimas ferramentas nesse sentido.
Não nos podemos esquecer que os 22 arcanos maiores do Tarot encerram os arquétipos universais pertença da humanidade, que por sua vez encerram toda uma simbologia conhecida pelo nosso ser podendo assim ser uma óptima forma de ascender e libertar-se de pesos cármicos.
Estas meditações foram retiradas de um curso de tarot que está na minha família há muitos anos…
Mas também já o tenha visto publicado em vários blogs.
E também eu desconheço o autor.
Descontraiam e entreguem-se a vós próprios…
Bem hajam na LUZ Divina.

I
Função do arcano:- Criar e destruir.
Representa:- O estado da mente. A atenção.
Desperta:- O princípio criador e a individualidade do homem.
Desenvolve:- A atenção e a concentração.

Sente-se comodamente com as costas direitas, as pernas paralelas e as mãos apoiadas sobre as coxas. Coloque o arcano na sua frente, sobre a mesa ou sobre um apoio, para que o possa olhar com comodidade. Acenda uma vela amarela, que é a cor que corresponde ao Mago, e segure um pauzinho de sândalo branco, um perfume que vibra em sintonia com este arcano.

Inicie a meditação com um relaxamento profundo. Quando tiver conseguido, dirija a sua atenção para a lâmina com a imagem do Mago. Visualize como a imagem do arcano se torna cada vez mais viva e cresce perante si, até chegar o momento em que verá o Mago em tamanho natural. Inspire então o perfume do sândalo, e deixe que a sua fragrância penetre em si até o/a inundar. Ao mesmo tempo, observe os objectos colocados na mesa, e sinta neles o poder dos elementos que representam.

Concentre-se agora nos olhos do Mago, e permita que a luz que emana deles o/a penetre. Sente um ligeiro formigueiro sobre a testa, exactamente no mesmo ponto em que o Mago exibe o disco do infinito. Deixe que os olhos do arcano o/a atraiam, enquanto o formigueiro se torna mais intenso e o/a incita a fechar os olhos. Visualize, dando um passo em frente, e identifique-se com o Mago. Adopte a sua perspectiva e imagine-se a si no interior da carta. Abra os olhos e observe, de novo, os objectos da mesa, mas desta vez a partir do outro lado; sinta como o poder do Mago cresce dentro de si, sinta a pressão na testa do disco do infinito e tenha consciência da sua capacidade para criar o seu próprio destino.

Se existir alguma circunstância da sua vida que deseje mudar, este é o momento. Visualize esta circunstância utilizando para isso os elementos do Cosmos. Assim, se se tratar de um problema de trabalho, imagine-o em pormenor e aponte-o com a vara, símbolo do fogo; concentre a sua energia no problema e observe como vai mudando. Se for um problema de amor, dissolva a cena com a água do cálice. Se for o dinheiro utilize o pentáculo, e se tiver a ver com um tema intelectual, molde a cena com a espada.

Agora, tornou-se no criador do seu destino; já não será mais vítima dele, nem dependerá das circunstâncias, pois decidirá tudo por si próprio/a. para terminar, imagine que dá um passo para trás afastando-se da carta. Lentamente, respire mais compassadamente e abandone o estado de meditação.


******************************************
II


Função do arcano:- Recolha de dados
Representa:- A memória e o subconsciente. As leis do Universo
Desperta:- O princípio feminino e a dualidade.
Desenvolve:- A memória.

Instale-se comodamente em frente do arcano A Papisa, com as costas direitas, as pernas paralelas e as mãos apoiadas sobre as coxas. Coloque o arcano de maneira a que lhe seja fácil olhá-lo. Acenda uma vela azul, a cor que lhe corresponde, e ponha no queimador um pouco de cânfora a arder, um dos perfumes que vibram em sintonia com ele.

Respire profundamente, tentando levar o ar até ao seu ventre e penetre numa situação de calma total. Quando se sentir totalmente relaxado/a, dirija a sua atenção para a lâmina e inicie a visualização.

Imagine como o arcano de A Papisa cresce, tomando cada vez mais corpo e tornando-se mais e mais real, até ocupar todo o campo visual. Sinta o aroma da brisa do mar, permitindo que penetre no seu interior, e sinta como a frescura da noite o/a envolve docemente enquanto observa o vaivém das ondas, o resplendor da Lua e as letras douradas do livro; observe que nessas duas letras coexistem o passado e o presente.

Agora concentre-se nos olhos de A Papisa e sinta como o seu olhar o/a atrai irremediavelmente; notará um formigueiro na testa, exactamente onde ela exibe o símbolo do Yin e do Yang e, enquanto os seus olhos a fixam irão incitá-lo/a a fechar os seus. Agora, visualize dando um passo em frente, e funda-se com A Papisa. Imagine-se abrindo os olhos a partir do interior do arcano; sinta crescer dentro de si a sua energia, e pense que tem poder sobre a passagem do tempo, pois o arcano encontra-se num presente eterno. Observe as páginas do livro e verá passar a sua vida desde o momento presente para o passado, tal como se estivesse a viver numa regressão, até ao seu nascimento; analise se, algum problema que arrasta na sua vida actual, tem origem aí. Pode também tentar retroceder mais no tempo, regressando ao ventre de sua mãe, e inclusive recordar experiências de vidas passadas que possam ter-lhe provocado algum trauma. Depois de localizada a origem de um problema actual, visualize a sua vida de novo, desta vez em sentido contrário. Depois, dê um passo atrás, abandone a carta e saia do estado de meditação.

Finalmente, aponte as suas experiências para trabalhar com elas mais tarde. Se chegou a conhecer a origem do seu problema, a meditação com O Mago poderia ajudar a modificar o seu passado.

**********************************
III


Tenho de dizer isto. Ao postar esta meditação, antes de o fazer senti imensas dúvidas.
Não me querendo alongar, Também este arcano faz parte do todo que são os 22 arcanos maiores do tarot.
Creio que as dúvidas que surgiram se relacionam com prioridades...e cada um tem as suas...mas Deus só tem uma.

Função do arcano:- Despertar o interesse do sexo oposto.
Representa:- O amor e as emoções. O poder da imaginação e da visualização.
Desperta:- A fecundidade, o crescimento e a expansão.
Desenvolve:- A atenção e a concentração.

Sente-se em frente do arcano A Imperatriz com as costas direitas e as pernas paralelas, sem cruzar os braços nem as pernas e com as mãos apoiadas sobre as coxas. Acenda uma vela verde, a cor do arcano, e ponha no queimador algumas pétalas de rosa ou, na sua falta, algumas gotas de essência de rosa, um dos perfumes dedicados a este arcano.

A meditação com A Imperatriz tem uma função dupla: por um lado, pode ajudá-lo/a a atrair à sua vida tudo quanto desejar, por outro, despertar o interesse do sexo oposto. Para isso, inicie uma sessão de inspirações profundas até que se sinta completamente relaxado/a. Então, dirija a sua atenção para o arcano e imagine que cresce, passando a ocupar todo o seu campo visual. Sinta como a brisa agita o trigo em que uma bela esfera azul, a Terra, se move docemente. Visualize a plumagem brilhante do pássaro, e repare no brilho intenso das jóias que a mulher usa; agora, permita que a cintilação do seu pendente o/a leve a fechar os olhos lentamente e, enquanto um formigueiro na testa se apodera de si, imagine-se dando um passo em frente e identifique-se com A Imperatriz.

Adopte a sua perspectiva, funda-se com ela, e sinta a coroa que rodeia a sua têmpora e em que brilha a energia de mil estrelas alimentando o poder criador da sua mente. Agora sente-se como se esse poder criador emanasse de si, alimentando a bela paisagem que o/a rodeia, e verifique como se condensa à sua volta criando uma aura energética que tem a capacidade de atrair fortemente, a atenção e o desejo das pessoas do sexo oposto.

Se quem medita for um homem, projectar-se-á de igual maneira para o interior do arcano; mas uma vez ali, em vez de se identificar com A Imperatriz observará como esta o impregna totalmente com a sua aura, neste caso da cor verde da esmeralda, fazendo com que a sua capacidade de atracção e sedução pelo sexo contrário se veja altamente potenciada. Quem medita, seja homem ou mulher, pode usar a aura rosa ou verde, do interior do arcano para atrair à sua vida tudo aquilo que desejar, pois esta carta possui um grande poder gerador e materializador. Para isso, apenas terá de visualizar no interior do arcano aquilo que anseia, e rodeá-lo com a aura que emana da Imperatriz.

Para terminar, imagine-se dando um passo para trás para se afastar da carta e saia, pouco a pouco, do estado de meditação

*****************
*****************
IV


Função do arcano:- Ordenar, perguntar.
Representa:- A razão, a autoridade, o sentido da vista.
Desperta:- A ordem, a estabilidade, o domínio.
Desenvolve:- O poder, a lógica, a faculdade de raciocinar, a iniciativa.

Sente-se com as costas direitas e os braços e as pernas livres para não interferir no fluxo de energia, e com as mãos apoiadas sobre as coxas. Coloque à sua frente o arcano O Imperador. Acenda uma vela vermelha, a cor que corresponde ao arcano, e no queimador coloque algumas pétalas de cravo ou, na sua falta, umas gotas de essência de cravo, o perfume do Imperador.

Antes de proceder à meditação com esta carta, o iniciado deve pensar que O Imperador é um arcano de grande poder. Portanto, deverá ser muito cuidadoso ao utilizá-lo, pois a sua principal função é exercer esse poder sobre as outras pessoas, e forçar a vontade dos outros pode acarretar karma negativo.

Depois de relaxado/a e concentrado/a, observe O Imperador, até que todo o seu campo visual comece a ser invadido. Olhe os símbolos de poder, aorbe abraçada pela cruz e pelo ceptro. Depois desloque a sua atenção para a paisagem de fundo, o sólido torreão continuando majestoso por detrás da muralha, o jardim que rodeia o trono do Imperador rematado por duas cabeças de carneiro. Por último observe o próprio imperador, solene e sereno, sustentando a coroa e emanando uma forte aura de poder e de autoridade. Deixe que o seu olhar penetre no seu interior, e sinta o familiar formigueiro no sobrolho; agora, feche os olhos e imagine que dá um passo para a frente e que se identifica com O Imperador.

Agora, estando nu lugar dele, o poder e a autoridade emanam de si, ordenando o mundo à sua volta. Tente identificar-se com a sensação de segurança e de poder e deixe-a fluir através de si. Invoque a presença de qualquer pessoa, pois todos são seus súbditos e pergunte-lhe ou ordene-lhe alguma coisa: por exemplo, chame o seu superior e ordene-lhe que, a partir de agora, tenha mais em conta os seus méritos e o respeite. Depois, despeça-se dessa pessoa agradecendo-lhe a sua presença. Nunca se esqueça que este tipo de meditação deve ser utilizado com conta e medida e sentido de ética.
Não pelo que possamos fazer aos outros, mas pelo que poderemos fazer a nós próprios.

Ao acabar a meditação, deixe de se identificar com O Imperador; dê um passo atrás e saia do arcano lentamente para regressar ao seu estado habitual de consciência.

***************************
V
Função do arcano:- Receber e dar conselho
Representa:- O Mestre interno, a voz interior, a intuição e o ouvido.
Desperta:- O sentido de adaptação, a selecção, o ajuste.
Desenvolve:- A intuição e a perseverança.

Sente-se de um modo que se sinta confortável, procurando não cruzar os braços nem as pernas, na denominada posição do faraó. A seguir, coloque à sua frente o arcano O Papa num suporte, ou de qualquer outro modo que lhe permita contemplá-lo comodamente. Acenda agora uma vela vermelho-alaranjada, a cor deste arcano, e alguns carvões, nos quais queimará um pouco de cravo da Índia ou mirra, perfumes que estão em sintonia com ele.

Respire profundamente, enquanto observa O Papa e descontraia-se. Depois de estar calmo/a, imagine como a carta vai aumentando de tamanho, lentamente, até invadir todo o campo visual e, enquanto a observa, como as cores se tornam mais vivas, as formas mais definidas e percebe-se cada um dos pormenores dos rostos dos personagens.

Lentamente, a imagem torna-se muito mais viva. Contemple o brilho das estrelas que se vêem através das janelas do templo, e observe o Sumo Pontífice usando uma tiara com os emblemas do Sol e da Lua, e o seu rosto impassível, enquadrado na escuridão da noite que se vê através do arco do santuário. Sinta como o feixe de luz se torna cada vez mais potente até o invadir por completo, provocando-lhe um ligeiro formigueiro na testa que o obriga a pestanejar e a fechar os olhos.

Visualize-se a si, dando um passo em frente e penetrando no arcano. Abra caminho entre a multidão até se encontrar na frente do Papa. Ele é o seu conselheiro espiritual e é a altura de pedir-lhe informação sobre os temas filosóficos, espirituais ou éticos que o preocupam; pergunte e mantenha-se receptivo/a até receber uma resposta que possa chegar sob a forma de palavras, gestos ou símbolos.

Se não procurar conselho para si próprio/a, mas para outra pessoa, em vez de se pôr em frente do Papa e interrogá-lo, trate de se identificar com ele, e sentirá como a sua sabedoria cresce no seu interior, esclarecendo a sua mente e o seu coração. Faça mentalmente a pergunta para essa pessoa, e convença-se de que possui a resposta. Espere até que esta apareça em forma de palavras. símbolos ou imagens, e confie nela, por mais estranha que pareça.

Para terminar, dê um passo atrás e sinta como sai do arcano. Depois, se for o caso, anote imediatamente num livrinho o conselho ou a resposta que tiver de dar a quem o/a consultou.

***************************
VI

Função do arcano:- Equilíbrio nas relações do casal
Representa:- A discriminação, a dualidade e o olfacto.
Desperta:- O amor, a beleza, o equilíbrio, a harmonia e a simetria.
Desenvolve:- Discernimento, a capacidade de escolha, o diálogo entre a mente consciente e o inconsciente.

Instale-se em frente do arcano O Amoroso sem cruzar os braços nem as pernas, para não interferir no circuito energético. Logo a seguir, acenda com um fósforo uma vela laranja, a que corresponde ao arcano, e queime algumas folhas e flores do seu perfume, a alfazema.

Este arcano utiliza-se para estabelecer um diálogo com a pessoa amada e resolver possíveis problemas; nunca o tente com alguém que sabe de antemão que não está interessado/a em si, pois seria forçar o livre arbítrio da pessoa e isso traria consequências negativas. Serve também para programar o subconsciente, representado pela mulher, com afirmações positivas.

Descontraia-se, respirando profundamente e observe com atenção o arcano. Imagine-o a aumentar até abarcar todo o seu campo visual e depois observe-o com calma. Todo ele respira amor: as árvores do fundo que parecem estar a conversar, os passarinhos a roçar as suas penas, as flores abanando com a brisa e libertando o seu aroma para os enamorados, cuja aura resplandece no conjuro do seu amor, iluminando a paisagem. Observe como a imagem parece cobrar vida. Da estrela, que contém o yin e o yang, surge um feixe de luz que parece agarrar a sua atenção e provoca-lhe um ligeiro formigueiro na testa, obrigando a fechar os olhos.

Agora, dê um passo em frente e identifique-se com a figura do seu sexo. Olhe o ambiente na sua perspectiva, sinta a fragrância das flores e a brisa agitando ligeiramente o seu cabelo. Invoque o seu par para que se integre na figura do sexo contrário e fale com ela: faça-o com sinceridade, expondo esses problemas que parecem não ter solução. Escute as suas respostas, quer seja com palavras, gestos ou símbolos. Agradeça ao seu par por ter respondido à sua chamada.

Se desejar programar o subconsciente com afirmações positivas, identifique-se com a figura masculina (seja homem ou mulher), a qual representa a consciência, e pronuncie as palavras que quiser; por exemplo, "cada dia que passa sou mais feliz". Depois, pedirá à mulher que as repita; desta maneira estará a programá-la.

Quando desejar terminar a meditação, visualize-se dando um passo atrás e saia do arcano.

**************************
VII
Função do arcano:- Teste de dificuldade perante um projecto. Falar em público.
Representa:- A vontade humana e a linguagem em todas as suas formas
Desperta:- A segurança, o poder da vontade e da linguagem
Desenvolve:- A vontade e a perseverança.

Sente-se sem cruzar os braços nem as pernas e com as mãos apoiadas sobre as coxas. Coloque à sua frente o arcano O Carro e acenda uma vela amarelo alaranjada, que é a correspondente ao arcano, e no queimador coloque umas gotas de essência de flor de laranjeira, o seu perfume associado.

Inicie a sessão respirando profundamente até se sentir relaxado. Concentre-se no arcano e imagine que se vai tornando cada vez maior até ocupar todo o seu campo visual. Chegado a este ponto, visualize como as crinas dos cavalos e o galhardete da carroça ondulam ao vento; pouco a pouco, intensificam-se as cores da erva e o dossel estrelado que protege a cabeça do cocheiro. Agora, imagine que os cavalos se aproximam cada vez mais, até que possa ver muito perto a chama dourada do capacete do herói que conduz o carro. A cintilação do sol contra o metal polido fere os seus olhos e obriga-o a pestanejar e a fechá-los. Nesse momento dê um passo à frente, penetre no arcano e identifique-se com o cocheiro. Sinta o vento na cara e os músculos tensos dos seus braços, controlando com a sua força as rédeas e note como o sangue ferve com a corrida, enquanto permanece com os olhos fechados mais algum tempo.

Diga claramente e em voz alta qual é o projecto que persegue e abra os olhos. Olhe para a frente, com os olhos do cocheiro, e observe como é o caminho pelo qual o carro avança. Se for muito longo, isso indicar-lhe-á que ainda demorará bastante a conseguir o que deseja; se for largo e cómodo não surgirão obstáculos; se houver subidas e descidas, surgirão dificuldades e problemas; se tiver pedras os obstáculos serão grandes; se o caminho estiver cortado, a situação é irresolúvel, pelo que deverá refazer o projecto.

Se deseja falar em público, mas não se sente à vontade, o processo é o mesmo; mas, depois de se identificar com o cocheiro, detenha a corrida dos corcéis, e sinta o poder que emana de si. Visualize, então, o cenário onde deverá falar em público, talvez uma conferência, um exame oral ou uma entrevista de trabalho. Mas faça-o como se fosse um general sobre a sua carroça, e os seus ouvintes, o exército que está à espera da sua palestra, pelo que se exprimirá de forma fluída, eloquente e convincente.

Para terminar, imagine-se, dando um passo atrás, retirando-se da carta, e saia, pouco a pouco, do estado de meditação.

******************************
VIII

Função do arcano:- Ganhar disputas
Representa:- A lei universal do equilíbrio de forças antagónicas. O Karma.
Desperta:- A harmonia interna e a proximidade.
Desenvolve:- O sentido de justiça, de harmonia e de sociabilidade.

Sente-se na posição de faraó; coloque as costas direitas, não cruze os braços nem as pernas, coloque as mãos sobre as coxas. Descontraia-se; coloque o arcano num apoio, sobre a mesa, para que seja mais fácil olhá-lo. Acenda uma vela verde, a cor do arcano; depois queime algumas gotas de essência de violeta num queimador, o perfume que melhor vibra com ele.

Dirija a sua atenção para a carta e inicie a visualização, centrando a sua atenção no arcano. Imagine que este se torna cada vez maior, até invadir todo o seu campo visual; veja como todas as cores e as formas da carta seintensificam: na metade escura e nocturna, a Lua brilha iluminando as nuvens, enquanto na metade diurna, o Sol resplandece, inundando tudo de luz. Entre ambas, encontra-se o rosto de uma mulher, com a cabeça cingida por uma coroa que se funde com a torre com quatro aberturas que está exactamente por detrás dela.

Sob a luz do seu olhar, o símbolo do Yin e do Yang serve de fundo à balança de ouro que surge da rosa mística e na qual os elementos são equilibrados mais de uma vez. A sua atenção centra-se na luz que os olhos da mulher emite, que se intensifica e o/a deslumbra, aturdindo-o/a, até que um formigueiro na testa o obriga a fechar os olhos e a entrar no arcano. Depois de estar dentro dele, você identifica-se com a figura de A Justiça, a sua mente está iluminada pelas quatro aberturas da torre e sente o poder que emana do conhecimento de manter o exacto equilíbrio entre os opostos.

Logo a seguir, imagine-se na sala onde se vai julgar o seu caso, com o juiz, os advogados, os jurados, e visualize que no prato esquerdo da balança se encontra o processo do seu caso, e que este prato brilhaextraordinariamente, tanto que todos se fixam nele. Sinta agora como o raio de luz dos seus olhos se torna verde e dirija-o ao juiz, aos advogados e a todos os que estão na sala, e note como essa energia desperta o sentido da justiça em todos os presentes de modo que se tiver razão, o juiz decidirá a seu favor.

Esta meditação não é válida quando se é culpado/a pelo que se está a ser julgado/a, pois só serve para fazer justiça.

Depois de terminada a meditação, deixe de se identificar com A Justiça, dê, mentalmente, um passo atrás e sinta como vai saindo do arcano.

**************************
IX
Função do arcano:- Receber a luz
Representa:- A sabedoria que se obtém transcendendo os opostos; o tacto
Desperta:- A perfeição e a realização
Desenvolve:- A capacidade de análise e o espírito observador e crítico


Sente-se em frente de O Eremita, com as costas direitas e as mãos sobre as coxas. Coloque o arcano num suporte para que apareça direito em frente dos seus olhos. Acenda uma vela azul, a cor do arcano e, num queimador, coloque algumas pedras de carvão onde queimará gotas de essência de narciso*. (pode optar por uma vela branca sempre que não tiver a cor pretendida e por um pauzinho de incenso no lugar da essência e do carvão)

Depois de estar totalmente descontraído/a, dirija a sua atenção para o arcano e permita que o seu desenho se apodere de si. Imagine como a carta cresce diante dos seus olhos, e as cores e as formas adquirem maior definição: a flor que liberta a luz aos pés do Eremita, o ramo florido por detrás do personagem, que parece agarrado à Lua. Sinta a frescura e a paz da noite e concentre-se no resplendor da estrela que ilumina o céu nocturno, e da sua gémea, que surge por cima da montanha.

Centre agora a sua atenção no homem que medita. A fita que se encontra pendurada da sua testa até aos braços está bordada com o signo de Virgem e com outros sinais planetários. Sinta a paz que o seu rosto transmite. Fixe-se no candeeiro que está aos seus pés e no resplendor mágico que se liberta; o seu fulgor atrai por completo a sua atenção e obriga-o/a a pestanejar. Sinta o formigueiro peculiar no sobrolho, que obriga a fechar os olhos. Dê um passo em frente e encare o Mestre face a face. Já entrou no mundo do arcano. Agora pode sentir a frescura da noite na sua pele, e ouvir o trinar do pequeno pássaro que permanece imóvel perante o homem. O resplendor do candeeiro deixa ver um clarão entre as flores, em frente do homem que medita; adopte a posição delótus e espere. Rapidamente o homem abre os seus enormes olhos e olha para si como se penetrasse na sua alma: mas você não se sente incomodado.

Ao olhá-lo reconhece-o como um velho amigo. É o seu mestre, aquele que sempre o guiou para as respostas que a sua alma procurava, sob a forma de livros, ou encontros, aparentemente fortuitos, com pessoas que deram um pouco de luz à sua vida. Agora pode perguntar-lhe qual é a via de desenvolvimento mais correcta para si neste momento, ou pedir-lhe protecção para evitar os perigos do caminho. Inclusive pode solicitar-lhe que se manifeste fisicamente na sua vida, na forma de um mestre em pessoa.

Quando der a meditação por terminada, dê mentalmente, um passo para trás e saia do arcano.

**************************
X

Função do arcano:- Aumento de prosperidade
Representa:- A riqueza, as mudanças favoráveis e a expansão
Desperta:- O conhecimento dos ciclos da vida e de como se sucedem
Desenvolve:- A filantropia, a generosidade, a grandeza de espírito e a imparcialidade

Sente-se com as costas direitas, as pernas paralelas e as mãos sobre as coxas, para não interferir no circuito energético. Situe o arcano A Roda da Fortuna sobre a mesa e num apoio, para que fique à altura dos seus olhos. Acenda uma vela violeta, a cor do arcano, e num queimador coloque um pouco de açafrão, pois é um perfume que vibra em sintonia com ele. (ou incenso)

Depois de estar completamente descontraído/a, fixe o seu olhar no arcano A Roda da Fortuna e imagine como aumenta cada vez mais, até que todo o espaço visual fique invadido pela sua imagem. Contemple agora esta imensa maquinaria cheia de círculos, parecidos com as engrenagens de um enorme relógio, perfeitamente encaixados entre si e dispostos a pôr em andamento o movimento das esferas que sustentam o Universo. Contemple o grande círculo exterior, em cujos cantos se observam os símbolos dos quatro elementos. No seu interior e formando a estrutura da Árvore da Vida, aparecem os símbolos dos planetas; dentro do quadrado mágico e inscritas no interior de um círculo, encontram-se as representações dos signos zodiacais. Todo o conjunto forma uma enorme mandala, imagem simbólica do Universo, que se sustenta sobre um firmamento escuro e estrelado.

No centro da mandala, as pétalas da flor mística permanecem à volta do círculo do Espírito. Concentre a sua atenção neste círculo e sinta como todo o conjunto gira, as suas pálpebras tornam-se pesadas e sinta um formigueiro na testa que o/a obriga a fechar os olhos. Agora dê um passo em frente e entre no arcano. Depois de se encontrar no seu interior, sentirá o frio do espaço exterior enquanto observa como roda em frente de si as rodas da engrenagem da Criação.

Se o seu problema for económico, imagine que do centro da mandala cósmica emerge uma energia violeta que envolve os seus pés; se sentir falta de afecto, sentirá que é o seu coração que recebe a energia violeta. Mas se for um problema de tipo intelectual, ou quiser entrar em contacto com alguém que esclareça as suas dúvidas, sinta como o seu cérebro é envolvido. Isto criará as vibrações necessárias para que possa atrair para si aquilo de que necessita.
NÃO ESQUEÇA: VOCÊ  REALIZA O QUE CRÊ.

Depois de terminar a meditação, dê um passo atrás e afaste-se da mandala, até sair do arcano e regressar ao seu estado normal de consciência.

**************************
XI
Função do arcano:- Adquirir poder. Limpeza de vibrações negativas
Representa:- A força da sugestão e entrada em acção do subconsciente
Desperta:- O poder e a criatividade
Desenvolve:- A autoridade, a vitalidade e o optimismo

Com as costas direitas, as pernas paralelas e as mãos apoiadas sobre as coxas, sente-se e coloque a Força à sua frente. Acenda uma vela amarela, a cor do arcano; depois coloque algumas pedras de carvão num queimador e coloque por cima algumas gotas de olíbano ou girassol, dois dos seus perfumes associados. (ou incenso)

Quando estiver descontraído, fixe a sua atenção na Força. Concentre-se e imagine que as suas cores se tornam mais intensas e nítidas, e as formas mais definidas. Visualize agora como o arcano cresce até alcançar todo o seu campo visual. Olhe para a erva que cresce até à altura da cintura da mulher, o verde das suas folhas; contraste com o branco imaculado do lírio. Ao fundo, as duas grandes árvores que enquadram a cena parecem ondular com o vento, e por detrás delas, as montanhas tomam uma cor azul-aço; entretanto, o Sol põe-se por detrás da cabeça da mulher, deixando o céu de um pálido tom rosado.

Agora concentre-se na mulher de traços felinos e juba leonina, que segura um lenço mágico com a efígie de um leão; olhe para o diadema em forma de cobra que coroa o seu cabelo e fixe a cintilação provocada pelo sol na sua cabeça. Deixe-se hipnotizar por esse fulgor; permita que os seus olhos se tornem pesados e se fechem pouco a pouco, ao mesmo tempo que sente um formigueiro na sua testa, que já lhe é familiar de outros exercícios de meditação.

Logo de seguida dê um passo em frente e entre no arcano. Sinta a brisa que move os seus cabelos e sinta o roçar das plantas nas suas pernas. Observe a paisagem como se estivesse dentro dela e fixe o vulcão, ao fundo, do qual se eleva uma nuvem ténue de fumo.

Identifique-se com a mulher. Possui agora o seu poder. Dê ordem ao leão que saia do lenço e veja como salta e se coloca, docilmente, ao seu lado, esperando as suas ordens. Ordene-lhe que percorra o local consigo e que procure entre as plantas animais desagradáveis ou daninhos, como serpentes, escorpiões, ratos ou aranhas. Quando encontrar algum, diga-lhe para o devorar; eles representam as intenções obscuras das pessoas que o afectam negativamente; ao devorá-las, o leão transforma essa energia negativa em positiva, e coloca-a à sua disposição em forma de poder.

Finalmente, saia da mulher e olhe-a fixamente nos olhos, enquanto lhe pede que percorra com o leão esse campo que representa a sua personalidade, para que ambos afastem o que nela pareça indesejável. Será então o momento de dar a meditação por terminada. Dê um passo atrás e saia da carta.

*****************************
XII

Função do arcano:- Inversão de hábitos negativos
Representa:- A lei da inversão cíclica. O Tao. (caminho) O êxtase
Desperta:- A imaginação, a inspiração, a procura do transcendental
Desenvolve:- A Abnegação e o sacrifício voluntário por uma causa justa

Sente-se, não cruze os braços nem as pernas e coloque as mãos sobre as coxas. Coloque à sua frente o Dependurado. Acenda uma vela azul, a cor do arcano, e um pedaço de mirra ou algumas pedras de carvão, para queimar um pouco de essência ou pó de mirra, que é o seu perfume. (pode usar Incenso)

Quando estiver relaxado/a concentre a sua atenção no arcano e veja como as suas cores e as suas formas se tornam mais intensas e nítidas. Contemple as cores do entardecer e como as nuvens deslizam suavemente. Observe o suave ondular das folhas das árvores e a calma da paisagem. Fixe o personagem suspenso, de cabeça para baixo, por um pé, com as mãos juntas num gesto de oração; contemple a placidez do seu rosto e observe que, apesar da sua estranha postura, o seu corpo parece totalmente relaxado. Concentre-se depois no halo luminoso que rodeia a sua cabeça, parecido com o dos santos. Intensifique a luminosidade da auréola e olhe-o fixamente até que a sua luz o cegue e obrigue a fechar os olhos enquanto sente um formigueiro especial na testa, que aparece quando está a penetrar num estado alterado de consciência, isto é, em meditação. Dê um passo em frente e penetre no arcano; sinta como a brisa move os seus cabelos. É a mesma brisa que desloca as nuvens pelo céu do entardecer; veja como o Dependurado balanceia, imperturbável, e sinta como a sua força espiritual o envolve.

De seguida, visualize-se realizando aquelas coisas que o perturbam ou que criam hábitos dos quais se quer livrar; viva-as e sinta a sua repercussão na sua saúde, nas suas relações e na sua vida, o mais vivamente possível. Para se identificar com o personagem O Dependurado, sinta como a sua paz interior o inunda e a brisa do entardecer o faz balancear, suavemente, entre o céu e a terra. Agora, é o Dependurado; não precisa de nada, não se agarra a nada e encontra-se pendurado de cabeça para baixo em perfeita liberdade.

Sinta como a sua atitude face àquele hábito negativo mudou. A sua mente agora serena e distante, pode analisá-lo de um ponto de vista completamente diferente e decidir que já não o quer ter na sua vida. Envolva-se na felicidade de ter deixado para trás essa limitação que o impedia de encontrar a paz consigo próprio e viver totalmente livre. Finalmente, e para terminar a meditação, dê um passo atrás e sinta como sai do arcano.

**************************
XIII
Função do arcano:- Perder o medo da morte. Contactar com os antepassados
Representa:- As transformações, as mudanças drásticas e a morte.
Desperta:- O sentido da imortalidade e da capacidade de mudar.
Desenvolve:- Actividade, tenacidade, coragem, previsão, prudência, psiquismo.

Sente-se com as costas direitas, as pernas paralelas e as mãos apoiadas sobre as coxas. Coloque A Morte à sua frente, sobre a mesa ou num suporte. Acenda uma vela verde azulada, a cor que vibra em consonância com o arcano, e coloque algumas pedras de carvão em brasa num queimador e adicione um pouco de benjoim, que é o perfume em sintonia com este arcano.

Concentre a sua atenção no arcano e observe intensamente as suas formas e cores, até se tornarem mais consistentes e nítidas. Olhe para o chão de tijoleira, onde aparecem algumas lápides meio enterradas; fixe-se nas caveiras, a coluna inclinada, as jóias e a espada quebradas que estão em primeiro plano, e no relógio que parece parado e que emerge do chão de pedra.

Dirija o seu olhar para o esqueleto que, de pé, no centro da carta, segura uma gadanha com a mão esquerda e um pássaro preto com a direita, e observe como parece sorrir-lhe com a sua boca descarnada. Por detrás dele fluem as águas de um rio, reflectindo os primeiros raios de sol do amanhecer que surge para iluminar o obscuro espaço pejado de estrelas e de planetas. Detenha o seu olhar no fio da gadanha que, ao receber os primeiros raios de sol, produz uma forte cintilação que o/a obriga a fechar os olhos; surge na sua testa esse formigueiro especial que lhe indica estar a entrar num estado de meditação.

Dê um passo em frente e entre no arcano. Sentirá um arrepio quando o esqueleto fixar as suas órbitas vazias nos seus olhos; depois, deixará voar o pássaro e arrancará a máscara que cobre o seu rosto, imposta pela ignorância humana. Atrás dela aparece o belo rosto do arcanjo Samael, renovador dos corpos e das experiências para que possamos completar a aprendizagem no mundo da matéria, o que está sempre disposto a dar-nos outra oportunidade. Esta visão ajudá-lo-á a perder o medo da morte, transformando-a em parte do ciclo da vida.

Se o que deseja é entrar em contacto com um ser amado desaparecido, faça-o agora sob a protecção deste arcano. Invoque a presença do falecido na margem oposta do rio, por onde o sol se põe, e vê-lo-á aparecer coberto pela sua túnica branca. Samael afastar-se-á para um lado para que se aproxime da margem do rio, de onde poderá dialogar com este ser.

Quando quiser acabar a conversa, peça ao defunto que se retire; depois, olhe como o arcanjo coloca de novo a máscara, agradeça-lhe a sua ajuda, dê um passo atrás e termine a sessão de meditação.

*********************************
XIV


Função do arcano:- Protecção espiritual
Representa:- As experiências que permitem conhecer e aumentar a nossa resistência.
Desperta:- O optimismo
Desenvolve:- Confiança nos resultados dos nossos actos. A supressão da cólera, a capacidade de adaptação, a resistência e a alegria.

Depois de se ter instalado numa cadeira com as costas direitas, as pernas paralelas e as mãos apoiadas sobre as coxas, coloque o arcano A Temperança sobre a mesa ou num suporte, pois será mais cómodo para o ver. Acenda uma vela azul, a cor que corresponde ao arcano, e coloque algumas pedras de carvão num queimador e adicione umas gotas de acácia, pois é o perfume que harmoniza com ele.

Olhe descontraída/o e fixamente a carta, procurando captar os seus pormenores mais ínfimos. Intensifique cada um dos volumes, das formas e das cores que compõem a imagem do arcano. Pouco a pouco este crescerá até abarcar todo o seu espaço visual. Contemple a água ondulando suavemente, enquanto os juncos e as flores da ribeira mexem docemente ao ritmo da brisa suave. Observe agora a árvore esbelta, e a luz do sol que se filtra através das nuvens iluminando um bando de pássaros migratórios. Finalmente, olhe como a mulher deixa cair lentamente a água das suas taças douradas celebrando um pequeno ritual. A sua pele jovem e limpa recebe a luz solar, e tudo no arcano respira harmonia.

Agora, fixe a sua atenção na água e observe o reflexo luminoso que se produz onde o sol incide. O seu fulgor obriga a pestanejar até ter que fechar os seus olhos, sentindo um formigueiro especial na testa que lhe indica estar a entrar num estado profundo de meditação. Dê um passo em frente para entrar no arcano e sentir a água fresca sobre os seus pés. Observe como a aura da mulher o/a envolve enchendo-o/a de serenidade, coragem e optimismo. Depois disso, saberá que a partir de agora é capaz de enfrentar qualquer situação que a vida lhe imponha sem se deixar ir abaixo.

Permaneça em frente da mulher, que agora lhe oferece bebida numa das suas taças. Quando o líquido penetrar no seu interior, sinta como cresce em si uma força desconhecida que o/a enche de segurança e de confiança. Dê graças, mentalmente, à Donzela da Água e peça-lhe que venha em sua ajuda quando passar por um mau momento na sua vida, ou quando algo ou alguém ameaçar a sua segurança.

A seguir, dê um passo para trás e saia do arcano. Quando atravessar uma época de dificuldades, feche os olhos por um momento e invoque a Donzela da Água. Voltará a sentir de novo o poder do 
arcano e verá como ele virá em seu socorro.

********************************
XV
Função do arcano:- Destruição do mal
Representa:- A ideia do mal, as limitações, os medos, a ignorância que gera o sofrimento
Desperta:- O sentido do ilimitado do ser humano. A compreensão para os outros
Desenvolve:- A compreensão das coisas aparentemente negativas. A capacidade de quebrar limitações.


Sente-se na posição do faraó: costas direitas, pernas paralelas e mãos apoiadas nas coxas. Coloque o Diabo na mesa à altura dos seus olhos; acenda uma vela azul ou violeta, as cores deste arcano, e algumas pedras de carvão num queimador, adicionando algumas gotas de almíscar, o perfume correspondente.(Ou incenso)
Dirija a sua atenção para a imagem do arcano e procure não se deixar impressionar pela sua malignidade aparente. Agora relaxe-se e observe atentamente o arcano. Utilize a imaginação para realçar as formas e as cores; intensifique a imagem e faça com que cresça até começar a invadir todo o seu campo visual. Observe os homens e as mulheres prisioneiros deste personagem. Alguns parecem abatidos; outros bamboleiam-se voluptuosamente, e há mesmo uma mulher que aparece no fundo, esquelética, acorrentada a uma trave frágil, que, sem dúvida, poderia partir com facilidade. Toda a cena está enquadrada pelo que parece ser um campo de concentração ou uma prisão tão desordenada que não é possível reter ali alguém contra a sua vontade.

A cena é dominada por uma personagem com asas de morcego falsas e um par de cornos surgindo da sua testa. No nariz usa um aro, e nos seus punhos estão penduradas correntes que, aparentemente, o prendem a um homem, a sua mente consciente, e a uma mulher, o subconsciente. Agora concentre-se no símbolo do pentagrama invertido que está pendurado no seu pescoço. Deixe-se atrair para o interior do arcano; feche os olhos e dê um passo à frente para penetrar nele. Depois de estar dentro, sinta como um ar denso e quente, com cheiro a enxofre, lhe bate na cara; oiça os gemidos de prazer, de dor e de incoerência que os escravos deste inferno pronunciam. Logo de seguida, encare com O Diabo e, olhando-o fixamente, faça afirmações de poder em voz alta: "Eu Sou um espírito livre e imortal". "Sou um filho de Deus" (a cada afirmação o Diabo torna-se mais e mais pequeno). "Tenho direito a ser feliz". Continue a fazer afirmações positivas até o Diabo se reduzir ao ponto de desaparecer de cena.

Liberte o homem e a mulher das suas correntes e observe como se abraçam e, ao fazê-lo, como se transformam em belos seres, perdendo os sinais de brutalidade e de ignorância. O céu abre-se e o sol penetra no lugar, iluminando a cena. Então, a prisão desvanece-se e, no seu lugar aparece um belo vale iluminado pelo sol.

Depois de terminada a sessão de meditação, agradeça às forças da Luz a sua ajuda, dê um passo atrás e saia do arcano.

************************
XVI
Função do arcano:- Derrube dos conceitos arcaicos da nossa psique que nos limitam. Defesa.
Representa:- O pressentimento de uma vida superior. Os relâmpagos de percepção espiritual.
Desperta:- O sentido de graça ou de culpa, de beleza ou de fealdade.
Desenvolve:- A coragem, a decisão, a força e a vitalidade.

Sente-se com as costas direitas sem cruzar as pernas nem os braços, e as mãos nas coxas. Coloque a Torre sobre a mesa, à altura dos seus olhos, acenda uma vela da cor do ferro ou do aço, e num queimador coloque sobre algumas pedras de carvão um pouco de pimenta, o perfume que vibra com ele.

Concentre toda a sua atenção no arcano. Pouco a pouco, as formas e as cores adquirirão maior definição, até que a carta comece a aumentar e a ocupar todo o seu campo visual. Contemple a coroa que aparece em primeiro plano e que cai do alto da Torre. Olhe com atenção as jóias que a decoram, e observe, demoradamente, a enorme torre de rocha que se ergue pedra a pedra, como se tentasse alcançar o céu. Há qualquer coisa de denso e de pesado nessa torre.

Observe o entulho que cai, enquanto as chamas e o fumo se apoderam das ameias. Entre as ruínas, um homem e uma mulher caem no vazio lançados pelo abalo dos raios.

Concentre-se no olho divino que, do alto, lança os seus raios purificadores sobre a torre de pedra. Olhe a cintilação da sua pupila e sinta como se apodera da sua vontade, obrigando a fechar os olhos, enquanto sente o formigueiro especial na testa que lhe indica que está a entrar num estado alterado de consciência.

Dê um passo em frente e entre no arcano. Projecte-se no interior da torre, alguns instantes antes do raio a atingir. As suas paredes sólidas são formadas por todas as ideias preconcebidas e os velhos conceitos que foi acumulando ao longo da sua vida. Sinta como cresce no seu interior, até que a Torre o oprima e fique entalado nela sem se poder movimentar. Então, pergunte: "Onde está aqui o espírito?"; ao conjuro da sua pergunta o céu abre-se e aparece o Olho de Hórus, inicia-se uma grande tempestade e um raio que surge do olho abate-se sobre a Torre, derrubando-a.

Então, a tempestade pára e o Sol surge de novo e ilumina-o, quebrando assim tudo quanto o oprimia, e libertando-o por fim. Mas se o que deseja com a sua meditação é defender-se de uma pessoa que, segundo pensa, o quer prejudicar, visualize como os dois personagens, homem e mulher, reparam rapidamente a Torre e fecham dentro dela a pessoa em questão, para que os grossos muros da sua prisão a protejam da sua influência.

Depois de terminada a meditação, demore um instante a agradecer ao arcano a ajuda recebida e dê um passo para trás para sair da imagem.

****************************
XVII
Função do Arcano: Comunicação subliminal com aqueles que precisam de ajuda.
Representa: O conceito de esperança.
Desperta: Capacidade de meditação.
Desenvolve: Ligação com o inconsciente colectivo e desejo de meditar.

(Este arcano cumpre uma dupla função; Quando se medita com ele atrai para nós aquelas pessoas que precisam dos “serviços” que oferecemos…também nos pode “empurrar” para os locais, os momentos e para as pessoas que podem nos proporcionar as “lições” que necessitamos aprender.)

Sente-se em frente de A Estrela, com as costas direitas e as mãos sobre as coxas. Coloque o arcano num suporte para que apareça direito em frente dos seus olhos. Acenda com um fósforo uma vela violeta, a cor do arcano e, num queimador, coloque algumas pedras de carvão onde queimará gotas de essência de nardo ou mimosa.
Centre a atenção na imagem e olhe como as formas e as cores adquirem maior profundidade e aumentam até ocupar todo o seu espaço visual.
Observe a mulher absorta em deitar o liquido dos seus copos para alimentar com ele a terra fértil. Por detrás dela a água flui pela corrente da cascata, enquanto um flamingo bebe de um dos copos as gotas que salpicam…
Desloque lentamente a sua atenção para a estrela que brilha no alto do céu nocturno e permita que o seu esplendor prenda o seu olhar até que o seu fulgor a/o “cegue” obrigando a fechar os olhos, enquanto sente um formigueiro na cabeça, sinónimo de um estado alterado de consciência.
Agora, feche os olhos e dê um passo em frente para se projectar no interior do arcano. Sinta o momento através dos odores dos juncos e das flores e da brisa fresca na face.
A mulher, representando o espírito da Mãe Terra, sente a sua presença e deposita os copos na erva fresca para te receber.
De um dos copos retira uma pena branca, representa o teu consciente, e eleva-a ao céu através da luz da estrela e da energia cósmica e do outro retira um pergaminho branco representativo do teu inconsciente, que entrega para que escrevas o que desejas comunicar ao Universo.
Deixando-te nos teus pensamentos vira-se e mergulha no rio do inconsciente colectivo.
Assim as leis Universais atraem quem se encontre em vibração com o anunciado por ti no pergaminho.

Mas se quiseres progredir em espírito, observa como a mulher olha para ti e deita os líquidos dos dois copos no rio detrás de si, atraindo assim , os lugares os momentos e as pessoas que te farão progredir na tua jornada.
Depois de terminar esta meditação suavemente, dê um passo atrás mentalmente, mas com 
convicção e sai do arcano.

*********************************
XVIII
Função do arcano:- Programação de sonhos e projecção astral.
Representa:- As transformações físicas durante o sono. O psicossomático.
Desperta:- O inconsciente. A capacidade de perceber o oculto e enfrentar o mistério.
Desenvolve:- A capacidade de programar e controlar os sonhos. A ligação com o próprio inconsciente para compreendê-lo e tratá-lo.

Sente-se sem cruzar os braços nem as pernas. Coloque à sua frente o arcano da Lua num suporte ou de qualquer outro modo que lhe permita olhá-lo com comodidade. Acenda uma vela violeta, e queime um pouco de benjoim ou narciso, as suas essências associadas.

Se na meditação com a Lua o que deseja é programar os seus sonhos, deve, antes de se deitar, iniciar a contemplação do arcano. Procureintensificar as cores e as formas, até que a imagem ocupe todo o seu campo visual. Observe o caranguejo, que tenta alcançar a Lua com as suas pinças, enquanto a água bate na sua carapaça com suavidade.
Olhe a Lua e os peixes entrelaçados no seu interior. Deixe que o seu fulgor o/a atraia. Feche os olhos e projecte-se para o interior do arcano. Sinta a frescura do tanque e da noite e imagine as imagens ou as situações que deseja experimentar em sonhos. Deite-se agora na cama, relaxe-se e durma.

Mas se desejar fazer uma projecção astral, deverá demorar mais tempo e ser mais perseverante, pois a técnica requer um alto grau de relaxamento e pode acontecer ter que tentar várias vezes. Depois de contemplar o arcano durante alguns minutos, deite-se na cama, relaxe-se e visualize-o no tecto do seu quarto. Imagine que a fita que liga a boca dos peixes surge do seu plexo solar e forma um carreiro que se perde no arcano. Desloque a sua consciência para ele indo mais além da Lua, até deixá-la para trás. Depois, tome consciência do lugar onde deseja ir na sua viagem. Quando regressar, gaste algum tempo para recuperar o controlo do seu corpo físico. Respire profundamente, levante-se e bata no chão com o pé direito para se afirmar na realidade material quotidiana.

Finalmente, há uma terceira forma de utilizar este arcano, relacionada com a primeira, pois influi sobre os processos físicos de transformação que se produzem durante o sono e que podem ajudar a tratar a doença.

Deite-se na cama e visualize o arcano no tecto. Projecte-se no seu interior, e programe o seu corpo, visualizando-o em perfeito estado de saúde. Pense que tudo o que programar sobre o seu corpo, enquanto permanecer no arcano, actuará rapidamente sobre ele.

Termine a visualização, relaxe-se e entregue-se ao sono 
reparador. Se insistir, obterá resultados notáveis.

Na paz vos encontre sempre.

****************************
XIX

Função do arcano:- Vitalidade e saúde
Representa:- O espírito presente no ser humano. A regeneração mental, emocional ou física. A fertilidade.
Desperta:- A consciência e o Super-Eu.
Desenvolve:- O poder e a autoridade. A vitalidade, a força, a iniciativa, a dignidade e a saúde.

Depois de comodamente instalado/a numa cadeira com as costas direitas, as pernas paralelas e as mãos apoiadas nas coxas, coloque o Sol num suporte para o poder observar de um modo confortável. Agora, acenda uma vela cor de laranja, a cor do arcano, e também algumas pedras de carvão num queimador, para queimar algumas gotas de girassol ou de essência de heliotrópio, os perfumes que lhe correspondem. (ou um incenso que lhe agrade)

A meditação com o Sol ajuda-o a recuperar a sua vitalidade, a tratar-se ou a permitir curar, à distância, alguma pessoa doente que deseje ajudar.

Contemple a carta tentando captar os seus mínimos pormenores. Concentre-se e intensifique os volumes, as formas e as cores que compõem a imagem que representa arcano.

Observe como cresce até abranger todo o campo visual; fixe a sua atenção nas flores e nas plantas, observe o verde brilhante das folhas e a vitalidade das flores cheias de vida. No meio da vegetação uma criança parece olhar para si de forma confiante com um rosto sereno que suscita ternura. Ao fundo o rio reflecte a luz solar e a enorme montanha eleva-se procurando os raios de sol que domina o céu. Fixe a sua atenção no centro do astro e deixe que a sua luz o cegue até sentir o formigueiro familiar na testa. Feche os olhos.

Se a sua intenção for encher-se de vitalidade ou curar-se a si próprio/a, projecte-se para o interior da carta. Ali, a criança dar-lhe-á as boas vindas e irá acompanhá-lo/a até ao ponto desejado por debaixo do Sol; sinta a energia solar como uma vibração que o inunda, elevando-se até mergulhar num oceano de luz revitalizadora. Depois, o Sol voltará a depositá-lo/a delicadamente sobre a erva. Agradeça ao rapaz e despeça-se dele; saia agora da meditação dando um passo para trás.

Se quiser ajudar uma pessoa doente, uma vez dentro do arcano, visualize junto de si essa pessoa. Pegue-lhe na mão e acompanhe-a até à criança; depois, ajude-a a estender-se na erva e a deixar que aquela criança actue sobre a zona afectada; ela saberá utilizar a técnica adequada para colaborar na cura, quer seja pela imposição das mãos, pela aplicação de massagens, flores ou plantas sobre a zona, etc. Deixe o arcano actuar sem tentar influir. Ao terminar, acompanhe a pessoa até ao enquadramento do arcano, despeça-se e saia da meditação.

Tenha em conta que para tentar favorecer a cura de uma pessoa alheia deverá pedir-lhe autorização primeiro, pois caso contrário estaria a interferir no seu Karma e no seu livre arbítrio.

***************************
XX

Função do arcano:- Equilíbrio emocional.
Representa:- A realização. Transcender o plano mental e deter o mundo. O sentido da graça ou de culpa, de beleza ou de fealdade.
Desperta:- Conceitos inovadores. Ruptura de esquemas. Construção.
Desenvolve:- A compreensão da realidade. A capacidade de amputar a gangrena da personalidade e reconstruir um homem novo.

Sente-se sem cruzar os braços nem as pernas e com as mãos apoiadas nas coxas. Coloque à sua frente, apoiado num suporte o arcano o Julgamento. Acenda com um fósforo uma vela vermelho escarlate, que é a que corresponde ao arcano, e num queimador coloque algumas gotas de essência de olíbano, pois este é o seu perfume.

Observe, demoradamente, o arcano e procure concentrar-se em intensificar todas as formas e as cores. Depois de conseguido, visualize como o arcano aumenta lentamente até que a imagem ocupe todo o seu espaço visual.

Fixe a sua atenção na textura da terra da qual surgem três corpos, duas mulheres e um homem. Concentre-se no arco-íris que circunda a luz de uma nova aurora e nos três trompetes que, com o seu som, despertam os que jaziam sob a terra. Agora dirija a sua consciência para a luz do fundo do arcano. 
Deixe-se deslumbrar até que o habitual formigueiro na testa o/a obrigue a fechar os olhos, e projecte-se no interior do arcano. Ali, identifique-se com a figura da mulher ou do homem, dependendo do seu sexo, e sinta como a terra estremece aos som dos trompetes celestiais.

Identifique esse som: é o OM. Sinta a sua vibração na base da sua coluna vertebral, como limpa o seu chakra básico, equilibra-o emocionalmente e proporciona-lhe capacidade  reflexiva. Soa de novo o trompete e o OM vibra no chakra do seu umbigo, equilibrando e estimulando a sua decisão.
Pela terceira vez soa o OM, mas desta vez dirige-se ao seu plexo solar, equilibrando-o também e activando o seu sentido de prosperidade.

Um novo toque de trompete consegue que o OM emitido vibre na sua glândula do timo, proporcionando-lhe equilíbrio, revitalizando todo o organismo e estimulando o sentimento do amor. Pela quinta vez, o somOM é emitido pelo trompete e incide sobre a sua garganta, despertando a sua capacidade para falar e comunicar de maneira adequada.

Novamente o trompete emite o OM que, desta vez, actuará sobre o seu sobrolho e equilibrará e estimulará a sua glândula pineal e, com ela, a inteligência superior. Finalmente, o trompete emitirá o sétimo OM, que equilibrará o seu chakra coronário desenvolvendo em si a verdadeira espiritualidade.

Agora sinta os seus chakras completamente equilibrados e despertos, e sinta o modo como a vibração energética do OM, emitida pelo trompete do espírito, percorre todo o seu corpo. Já pode dar um passo atrás e concluir a sessão de meditação.

**************************
XXI



Função do arcano:- Guarda de valores
Representa:- A consciência cósmica, a dança da vida, o Nirvana, o Tau. O domínio sobre as leis da matéria. Os planos da existência.
Desperta:- A iluminação. O conhecimento. O encontro com Deus. O final da evolução.
Desenvolve:- Concentração. Autocontrolo. Estabilidade. Poderes paranormais.

Sente-se comodamente em frente do arcano o Mundo colocado num suporte, sem cruzar os braços nem as pernas, com as mãos apoiadas nas coxas, para não interferir no circuito energético. Acenda com um fósforo uma vela azul violácea, a cor do arcano, e num queimador ou numa braseira coloque um pouco de incenso rei.

O arcano O Mundo tem duas funções: uma espiritual e evolutiva, na qual trataremos de adquirir uma maior consciência cósmica, e outra, mais material e prática: a protecção das suas propriedades.

Relaxe-se profundamente. Observe atentamente o arcano e dê maior atenção aos pormenores, às formas e às cores. Olhe como cresce e abrange todo o seu campo visual; tudo na imagem respira vida: a mulher parece ordenar as estrelas com a sua varinha e, enquanto dança, do seu cabelo surge a esfera das estrelas, que cintilam repletas de energia. Ao compasso do bailado, as rosas semeiam o espaço infinito de cor e de vida.

À sua volta, as quatro bestas vigiam e limitam a área da Criação. A imagem torna-se mais nítida e parece recuperar vida; retenha o seu olhar na luz que surge das mãos da bailarina: obriga a fechar os olhos e provoca um formigueiro no sobrolho, projectando-o/a para o interior do arcano.

Identifique-se com a bailarina cósmica e sinta que se torna uma luz branca que se estende até ao infinito e que contém tudo o que foi criado. Inverta agora a polaridade e imagine que a luz se torna na escuridão do vazio infinito: o nada prévio a qualquer manifestação. Volte agora a identificar-se com a luz branca da criação, e perceba no seu interior tudo o que se criou sob o comando desta luz: experimente o Todo em si.

Depois dê um passo atrás e saia da meditação, regressando ao seu mundo quotidiano com uma maior consciência.

Se a meditação vai servir para proteger as suas propriedades, não se identifique com a bailarina; visualize só as coisas por detrás dela, protegidas pela sua longa cabeleira escura; não realize este exercício com outras pessoas, mesmo que seja de boa fé, pois ninguém é propriedade sua. Perceba como o poder que emana das bestas sagradas rodeia e protege todos os seus haveres.

**************************************
0 (XXII)
Função do arcano:- Antidepressivo
Representa:- A força do espírito, não submetida ao raciocínio dos homens
Desperta:- Os estados de consciência transcendente, o Nirvana, o êxtase. A embriaguez divina. A criatividade e novos pontos de vista.
Desenvolve:- A jovialidade. A felicidade. A espiritualidade. A originalidade.

Depois de sentado/a, procurando não fechar o circuito energético, coloque O Louco à sua frente numa mesa, à altura dos seus olhos, para que o veja facilmente sem ter que alterar a postura. Com um fósforo, acenda uma vela amarelo pálida, a cor do arcano, e num queimador coloque algumas pedras de carvão onde queimará algumas gotas de gálbano, o perfume correspondente.

Centre a sua atenção na imagem do arcano e visualize como as suas formas e cores se intensificam. Imagine o quadro da carta a aumentar até ocupar todo o seu campo visual, e observe, demoradamente a cena aí retratada. Fixe a vegetação que aparece sobre o penhasco onde O Louco se mantém em equilíbrio, na sua variedade e cor, e depois, desloque a sua atenção para a matriz de quartzos.

Observe o cão, que parece querer prevenir o louco dançarino do perigo que o espreita, e a paisagem que se estende para lá do sopé do penhasco, as montanhas, o vale, o rio que serpenteia mansamente, e o céu crepuscular, em que os pássaros voam e as primeiras estrelas se perfilam. Sobre tudo isso, o Sol parece iluminar só a figura do louco que se enche com a sua luz. Agora, concentre-se no Sol, e permita que a sua luz o/a encandeie até sentir o formigueiro especial que já conhece e que obriga a fechar os olhos.

Neste momento, penetre no arcano e identifique-se com a figura de O Louco. Sinta a frescura do ar na sua pele, e como a Luz do Sol espiritual o/a inunda até entrar num estado de êxtase divino.

Neste estado, encontra-se completamente imune à dor, à ansiedade, ao medo e à depressão; só o/a invadem a luz espiritual e a confiança nos desígnios divinos. Contemple como a luz divina o/a eleva do solo e o/a atrai para si e, pouco a pouco, o/a transporta para lá do céu, para o espaço cheio de estrelas. Aí, sinta como o seu corpo se expande, como perde as suas células materiais e se transforma no espaço infinito, cujas células são as estrelas. Sinta o êxtase e a felicidade deste estado e permaneça nele durante algum tempo. para terminar, realize o percurso inverso até que, de novo, se encontre dentro da imagem de O Louco; não perca a sensação de felicidade.

Depois dê um passo atrás e saia da carta para se posicionar, de novo, no seu próprio corpo. Abra os olhos, devagar e, se necessitar de ajuda para sair do estado de meditação, bata no chão, com força, três vezes, com o seu pé direito.

***************************


Todas estas meditações que tenho vindo a postar são sempre no intuito de um bem maior. Devemos fazer as coisas com as quais nos sentimos à vontade e ter sempre em mente, que o caminho que trilho é da minha responsabilidade independente da vontade e dos "conselhos" alheios.
Nós somos donos da "nossa magia" individual que o Senhor nos doou.
A forma como a usamos é de nossa decisão. 
Não nos podemos deixar prender por uma quase obsessão e pensar que "nós os Místicos"  vamos mudar a sua vida. Não vamos. Podemos mostrar direcções. Mas é você que faz a viagem. Quem lhe disser o contrário, está a enganar-se a si pensado que tem poder de mudar algum coisa por sua própria vontade e mais grave, à pessoa que tem pela frente que ainda, muitas vezes anda numa procura nem sabe bem do quê...
Aqui algo que não me canso de dizer




Que a Luz nos preencha a Todos