Só uma imensa vontade de partilha, para que a todos tudo chegue, me move...tudo o que seja pensado acima desta "fasquia" medida por uma fraqueza humana (EU mesmo) mas confiante na Providência Divina, são meras suposições humanas que eu declino em amor e verdade perante Aquele que "sonda os corações e conhece os pensamentos mais escondidos."


"Sobre os teu muros Jerusalém colocarei sentinelas que dia e noite anunciarão o NOME do SENHOR."


Não faz o obreiro mais do que lhe é devido.


Discípulo do Mestre Jesus Cristo

Servidor do Pai Criador em espírito e verdade

Porque assim quer o PAI que O sirvam

e Adorem

Escorpião Conhece-te.



Uma abordagem um pouco diferente do habitual...

Principal Característica: a profundidade
Qualidade: conhecimento do ser humano
Defeito: intensidade excessiva

"A ti Escorpião, darei uma tarefa muito difícil. Terás a habilidade de conhecer a mente dos homens, mas não te darei a permissão de falar sobre o que aprenderes. Muitas vezes te sentirás ferido por aquilo que vês, e em tua dor te voltarás contra Mim, esquecendo que não sou Eu, mas a perversão de Minha Ideia, o que te faz sofrer. Verás tanto e tanto do homem enquanto animal, e lutarás tanto com os instintos em ti mesmo, que perderás o teu caminho; mas quando finalmente voltares, terei para ti o Dom supremo da Finalidade."
E Escorpião retornou ao seu lugar.
(Original de Martin Schulman – Karmic Astrology: The Moon’s Nodes and Reincarnation, 1977)
********
Escorpião é actualmente simbolizado pelo animal escorpião. Mas um dia também já o foi pela águia e também pela serpente. Os três são animais solitários e que necessitam de perspicácia para sobreviver.
O escorpião é um dos animais mais resistentes que se conhece. Ele pode passar sem se alimentar por dias e sobrevive em paisagens quase que insuportavelmente quentes. É, também, o único animal que ao ficar cercado e sem saída, pode ferroar-se a si próprio. Ao contrário do que se imagina, o escorpião não sai atacando os outros animais. Na verdade, ele só ataca quando é pisado ou provocado.
Tudo isso diz muito a respeito da psicologia de um escorpião. Mais, ainda assim, temos que retornar ao seu próprio mito pessoal. O escorpião nasce no meio de uma crise. Não importa que crise - um avô pode ter recentemente falecido, alguém pode estar gravemente doente ou pode ter havido algum tipo de perda. Escorpianos nunca nascem num momento tranquilo. O momento em que um escorpião nasce é sempre um momento decisivo, irreversível e transformador.
Não se sabe porquê, mas mesmo os escorpiões mais amados sentem-se rejeitados. É compreensível por exemplo, que ao nascer enquanto a família vivia o luto de algum parente, ele sinta que não seja bem-vindo, não por ele mesmo, e sim pelo momento. Mas o escorpião, a princípio, é incapaz de fazer essa distinção. Ele acha que ele é o responsável por esse momento ruim, que ele trouxe essa desgraça ou que ele não deveria 'ter vindo'. É bom lembrar que o dia 2 de Novembro, dia de Finados, ocorre enquanto o Sol está em Escorpião.
A criança escorpião é ligada à mãe. Ela experimenta, em relação a mãe, sentimentos conflituantes. Sente um amor profundo, mas subsiste também o ódio de ter sido 'rejeitada' (mesmo que não seja verdade!). Aliás, ela não consegue ser 'neutra' em relação a mãe. Ou ela a ama com todas as forças, ou odeia, ou vai do amor ao ódio com grande facilidade. A mãe, para um escorpião, não é uma mulher qualquer. Ela é a um só tempo forte, reservada, dominadora. Ela tem uma força silenciosa que irá transmitir à criança. Essa força poderá ser positiva ou negativa.
O pai do escorpião não é uma figura afável. Ele pode ser distante ou autoritário. O escorpião não sente que será tratado 'a pão de ló' por ele. Muito pelo contrário, seu pai é uma pessoa exigente. O escorpião poderá admirar isso ou sentir-se profundamente rejeitado.
Por esse histórico, não é de se espantar que o escorpião seja uma criatura intensa. Na verdade, ele é o signo do zodíaco mais capaz de assumir sentimentos 'não nobres': o ódio, a inveja, o ciúme, a possessividade.
Escorpião é um signo altamente emocional. Ele é tão emotivo quanto o canceriano e o pisciano, mas o escorpião procura esconder isso. Ele sabe que no momento em que a sua vulnerabilidade for revelada ele poderá ser ferido. Na verdade, ele só revela a sua face mais frágil quando sente absoluta confiança, e mesmo assim ele não o faz por muito tempo, porque por natureza o escorpião não gosta de se expor.
E a respeito da sexualidade, questão sempre ligada a Escorpião? Escorpião é um signo da Água e também um signo Fixo. É essa fixidez que lhe dá essa natureza profundamente emocional, e o sexo é o mais perfeito canal para dar vazão a tantos sentimentos represados ou apenas escondidos. É na sexualidade que o Escorpião se revela. É tanta a importância que o escorpião dá a esse assunto que você conhecerá escorpiões 'abstémios' e escorpiões 'sensuais'. São duas faces de uma mesma moeda: o sexo como o próprio 'eu' do escorpião.
Agora voltando aos sentimentos negativos de que o escorpião é portador. Ao longo da sua vida, você irá se deparar com escorpiões 'serpentes', isto é, dominados por suas emoções, como o ciúme e a necessidade de manipulação. Você conhecerá, também, escorpiões representados pelo próprio animal que lhes designa: esses serão ambivalentes. Ora serão capazes de grandes gestos, ora poderão ser excessivamente possessivos, por exemplo. E, por último, você conhecerá escorpiões 'águias', isto é, aqueles que ainda são fortemente inspirados pelas suas emoções, mas que se transformam e tornam-se senhores dela. Nesse último grupo, você encontrará muitos médicos, psicólogos ou pessoas ligadas a profissões de cura. O Escorpião conhece a rejeição, e a rejeição é o sentimento mais doído que existe, daí a sua capacidade em tratar dos outros.
A missão do escorpião não é eliminar seus sentimentos. Seus sentimentos formam um rico caldo de experiências. Muitos escorpiões são místicos, buscam o mistério da vida. O sentimento é o que os impele. A missão do escorpião é transformar seus sentimentos. O escorpião sabe que pode infernizar a vida de alguém tanto quanto transformá-la positivamente. O escorpião precisa mudar a si mesmo ao invés de voltar a sua poderosa energia para os outros. Por exemplo, se ele é uma pessoa ciumenta, ele precisa modificar isso, e não tentar controlar a pessoa de quem gosta.
O escorpião passa por radicais transformações de personalidade ao longo de sua vida. Sua vida vai se tornando mais fascinante a medida em que ele vai compreendendo os seus sentimentos e a sua missão. Ele tem uma forte energia que precisa ser canalizada. É como a energia nuclear: bem utilizada ela gera muitos benefícios. Todos os escorpiões são de alguma maneira 'radioactivos'. Eles não podem ficar indiferentes a isso. Ou eles se desenvolvem, melhoram a si mesmo e ao mundo imediato que os cerca ou destroem. Não existe meio-termo. Nós falamos sobre a águia. A águia mais conhecida é a Fénix, aquela que renasceu das cinzas. Os escorpiões precisam 'queimar' sentimentos primitivos, como o ódio, a rejeição ou a solidão profunda - para poderem se transformar e 'renascer', e assim cumprirem a missão a que foram destinados.
Não fora o Escorpião a oitava casa do Zodíaco. Casa do Infinito... da ligação entre o que se vê e não vê. Ligação entre a matéria e o espírito.


Escorpião na cozinha
(In, A cozinha astrológica, Marie Geber e Monique Maine) 

Terrível e perigoso, ardente como a sua cozinha, o Escorpião
deslumbrar-vos-á com os seus conhecimentos culinários. Como é evidente,
nada daquela alquimia complexa que se verifica nas provas de cozinha mais
misteriosas lhe escapa. Os poderes escondidos do homem fazem parte da sua ciência e é um delicado gastrónomo. Usará para vos seduzir todos os seus conhecimentos demoníacos, destruição e regeneração, o estranho, o
açucarado e o apimentado, um pouco de magia negra. Por que não? Estais
pois avisados. Estejam em forma para irem a sua casa. Um pouco de relaxamento no patamar. Em jejum desde a manhã, com uma colherada de azeite no estômago para preservar o pobre órgão dos traumatismos que vai sofrer, eis-vos prontos a regurgitar uma cozinha indiana explosiva, massas estranhas e violentas regadas de harissa, pimentos vermelhos, especiarias desconhecidas, molhos virulentos, excitantes eróticos, ingredientes afrodisíacos, fortes, fortes, fortes.
É o maior sexual do zodíaco. Não sabiam? Facto útil de conhecer, tal
como a sua tendência para o ocultismo. Nada o detém nestes domínios. Não
vos matará a sede com palavras, mas com misturas a 95.° Não podeis
recusar. O seu mutismo serve-lhe de escudo. A sua vontade impõe os seus
desejos. A sua energia sustenta as suas paixões. É vosso amigo? Tanto melhor. Os seus sentimentos íntegros, duradouros, são inabaláveis. É vosso amante ou vossa amante? Ai, ai! A força do seu olhar desconcertante perscrutará até aos mais pequenos pormenores o cândido azul da vossa íris para saber, entre a pêra em gengibre e o queijo com pimenta, se o seu ciúme se justifica realmente. Amigos, amantes, inimigos, tudo é bom para roer a sua alma vermelha e negra, tão extremista que a si mesma se rói em segredo. Ser-vos-á preciso muita engenhosidade para tomar a iniciativa e convidá-lo. Todas as dificuldades vos esperam. Não podeis contentar-vos com o mais ou menos: é um autêntico perito. Atenção, comidas pouco condimentadas condenam-vos ao fiasco. Não tenham medo de despejar o pimenteiro na sopa e de lhe colocar a mostarda ao alcance da mão. Por desgraça, não podeis agradar-lhe sem o prejudicar. A sua saúde reclama salada cozida, perfeita para lhe acalmar os nervos e a libido delirante; ele, porém, abomina-a. Só as gorduras, os estimulantes e as substâncias que inflamam, horríveis para o seu organismo, o interessam.
É inútil empregar o raciocínio. Obteríeis o resultado contrário. O
Escorpião destruidor ama o perigo. Polícia, detective, espião, agente secreto
duplo, mesmo triplo, acumula emoções fortes. Não apeleis para a sua ternura, ele só conhece a dureza. Tem medo? Porquê? Basta preparar-se. Ou abandonar-se...

Data: de 23 de Outubro a 21 de Novembro.
Signo de água regido por Plutão.
Ponto forte: solidez.
Pontos fracos: nervos, órgãos genitais e nariz.
Características: perverso, maligno, traidor, destruidor.(Só?
?)

(Nota minha:…Nestas características com que a autora ou autoras neste caso, descrevem o escorpião, seguramente que tiveram um encontro que deixou marcas negativas e difíceis de sarar. Sei que alguns de nós somos muito “bem vistos”, a maior parte das vezes por culpa nossa, mas penso que pecam por defeito pois o escorpião não se resume a estas características, embora estas “meiguices” façam parte do processo evolutivo do próprio signo em si,...lembram-se? o processo evolutivo do próprio signo...? serpente, escorpião, águia? Isso.)
In, A cozinha astrológica, Marie Geber e Monique Maine 

À mesa: demoníaco para todos, sem excepção, temível, incapaz
de se tornar melhor, salvo se puserem às escondidas manjerona nos seus pratos.
Pecado capital: a luxúria.
Cor: vermelho-púrpura.
Pedra: granada.
Ervas e infusões: tisanas mercuriais, peônia, pés de cereja, sementes de linho, manjericão, tomilho, artemísia, urtiga. 
Aquilo de que gosta:
A cozinha indiana, a cozinha africana. Os ingredientes afrodisíacos, todos os
excitantes sexuais: os pigmentos vermelhos, as especiarias, os molhos violentos. Tudo o que é forte. Os peixes, as carnes fumadas, as carnes vermelhas, as tripas, o cuscuz. 
Aquilo que detesta:
A salada cozida (perfeita, contudo, para serenar os seus órgãos genitais e os
seus nervos). Os legumes verdes cozidos. Todos os calmantes, que no
entanto, lhe são necessários para lhe serenar os ardores. O que é bom para ele
Todos os cereais: o arroz integral, a soja, o alho, as vitaminas B, C, E, A, os
legumes verdes: espargos, acelgas, aipos, couves, agrião, cenouras,
feijões verdes frescos, alface, erva-benta, taráxaco, nabos, alhos-porrós,
rabanetes rosa e negros, tomates, girassol.
As carnes vermelhas grelhadas, cavalo, vaca, carneiro. Os frutos frescos: amêndoas frescas, avelãs, nozes, morangos, groselhas,
melão, framboesas, amoras, pêssegos, maçãs, uvas. Uma compota de frutos, quotidiana. O leite, os queijos, os queijos brancos, o iogurte, os ovos, sal marinho em pequenas quantidades. Um pouco de vinho tinto e de uísque. O sulfato de cálcio. 
O que lhe faz mal:
 As especiarias (impossível evitar). Pimenta, harissa, caril. As gorduras, a manteiga, as natas, carne de porco. Os crustáceos, as conchas, as conservas, os congelados, as sopas em pó, as carnes e peixes defumados, as miudezas, a maionese, o vinho branco, pastelarias.

Para ver outros signos:
In, A cozinha astrológica, Marie Geber e Monique Maine 

Bem hajam